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9 dicas para aumentar o ticket médio da sua loja

Você sabia que conquistar um novo cliente custa 5 a 7 vezes mais que manter um atual ou resgatar clientes inativos?  Por isso é preciso pensar em maneiras de fidelizar seus clientes e até retomar contato com aqueles que faz tempo que não compram.

Nesse sentido, uma das estratégias mais eficazes é aumentar o ticket médio da sua loja.  Diversificando a oferta de produtos e adotando outras ações é possível trazer mais retorno, mesmo sem conquistar novos clientes.

Para lhe ajudar a desenvolver uma boa estratégia, reunimos nesse artigo 9 dicas para aumentar o ticket médio da sua loja. Continue a leitura e veja quais dessas ações você pode aplicar no seu estabelecimento.

1. Descontos progressivos

A oferta de descontos progressivos é uma prática do atacado que pode ser aplicada ao varejo também.

Essa é uma boa estratégia, pois ao comprar um número maior de itens o consumidor tem uma vantagem econômica. Ou seja, há uma redução no valor unitário com a compra de mais itens do mesmo produto.

2. Brindes e cortesias

Uma das possibilidades é você presentear o consumidor com um brinde personalizado da sua loja a cada X itens comprados.

Por exemplo, o cliente precisa de 4 unidades de um produto e sua loja está com uma promoção de presentear com uma caneca personalizada para quem comprar 5 unidades. A probabilidade de ele comprar os 5 itens para ganhar o brinde é grande.

Agora, se houver mais de um modelo de caneca ou outras opções de brinde, o cliente poderá voltar a comprar para conseguir completar a coleção.

Outra alternativa é criar combos de produtos com descontos especiais. Ainda, é possível fazer uma promoção do estilo “compre 2 e leve 3” ou “ganhe 50% de desconto no segundo produto”. Essas dicas são uma boa estratégia para trabalhar com produtos de giro médio ou baixo.

3. Fidelização do cliente

Criar programas de fidelidade contribuem para a valorização do cliente. Muitos estabelecimentos que vendem produtos ou serviços adotam essa estratégia.

Como funciona? Nas compras acima de um determinado valor, você dá um selo ou carimbo em uma cartela. Quando ela estiver preenchida, o consumidor pode trocar por um brinde ou receber um desconto especial.

4. Relacionamento

Como já dissemos no início desse post, é mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo. E isso pode ser feito através de um bom relacionamento.

Esteja próximo do consumidor e disponibilize canais de atendimento para facilitar o contato dele com a sua loja. Pode ser desde os meios tradicionais como telefone e e-mail, até os mais atuais, como redes sociais e whatsapp.

É importante que os canais disponibilizados sempre tenham alguém para atender. Mas isso não significa que você precisa ter atendimento 24 horas por dia e 7 dias na semana.

Ao divulgar seus canais de relacionamento, estabeleça os dias e horários. Nas redes sociais e whatsapp (na versão business) você pode programar mensagens automáticas quando estiver ausente.

O relacionamento se dá também por meio dos conteúdos compartilhados nas redes sociais e na interação com os seguidores. Mostre o que está acontecendo em sua empresa, apresente novidades e conte os casos de sucesso de outros clientes.

Outro ponto a destacar é o pós-venda, que pode ser tão ou mais importante que a venda em si. Isso mostra a valorização do cliente pela empresa e fortalece o relacionamento.

5. Aumente o mix de produtos

As chances de um cliente gastar mais são maiores quando ele entra em uma loja e encontra todos os produtos que deseja. Pense nos postos de combustíveis com suas lojas de conveniência ou nas farmácias que vendem outros produtos além dos medicamentos.

Ter um mix diversificado de produtos ajuda um negócio a se destacar diante da concorrência acirrada. Por exemplo, uma loja de materiais de construção pode oferecer equipamentos de proteção individual, como luvas e calçados de segurança.

Segundo a pesquisa “Comportamento do Consumidor em Lojas de Materiais de Construção e Home Centers” (POPAI Brasil), 71% das pessoas escolhem o que vão comprar quando estão na loja de material de construção. Entre os consumidores profissionais, o índice de decisão de compra no ponto de venda é de 56%.

Tenha em mente que os produtos que são carro-chefe do seu negócio geram tráfego, ou seja, atraem os clientes. Por outro lado, os outros itens oferecidos como diferencial da sua loja geram renda.

6. Produtos complementares

No tópico anterior falamos sobre a diversificação do mix de produtos e, pensando nisso, ofereça produtos que tenham usos complementares.

Para isso é necessário analisar e entender os hábitos de compra dos clientes. Você pode fazer esse levantamento a partir do histórico de compras deles.

Após fazer a análise, você vai descobrir o que mais pode ser oferecido como produto complementar no fechamento de um pedido.

7. Frete ou entrega grátis

Várias empresas do varejo utilizam essa estratégia, que consiste em definir um valor mínimo de compras que o cliente deve fazer para garantir a entrega gratuita.

E essa tática pode ser usada em uma promoção por tempo limitado.

Com isso, vários clientes acabarão comprando mais para garantir a vantagem da entrega gratuita.

8. Diversificação de canais

Já falamos de relacionamento e de como usar os canais de comunicação. Agora falaremos sobre a diversificação, mas isso não quer dizer que você precisa estar em todos os canais que existem.

Ao escolher os canais mais adequados para seu negócio, procure estar onde seu cliente está. Fazer a análise do perfil do seu cliente é importante para definir os melhores canais.

E, a partir do momento em que você cria um canal de atendimento, é preciso estar disponível lá. De nada adianta você ter uma página em uma rede social, por exemplo, e demorar dias para responder uma mensagem recebida por lá.

9. Treinamentos

Um dos pontos mais importantes é o treinamento da equipe de vendas. Mantenha a equipe informada sobre os produtos e estratégias.

Para ter uma boa equipe de vendas é preciso oferecer treinamentos contínuos e também dar o suporte com ferramentas e materiais que irão ajudar a colocar o aprendizado em prática.

Assim é possível ter uma equipe alinhada com os objetivos da empresa. Com boas informações e uma boa comunicação interna, todos trabalharão em uma mesma direção.

 

Agora que você acompanhou todas as dicas, combine as estratégias para ter mais sucesso e conseguir aumentar o seu ticket médio da sua loja. Não é necessário implantar todas, mas sim analisar o que é mais viável e o que pode trazer mais retorno para o seu negócio.

Se você tem uma loja de materiais de construção e quer conhecer mais sobre os nossos produtos para diversificar o seu mix, entre em contato conosco.

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