Blog

Utilidades da bota em PVC

A bota em PVC é também conhecida como bota de borracha ou galocha. Mas você sabe para quais ambientes é indicado o seu uso?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a bota em PVC é um calçado de proteção ao trabalhador, indicada para atividades que oferecem riscos leves.

Por ser um material impermeável, a bota em PVC é ideal para trabalho em locais úmidos, lamacentos e molhados. Além de proteger os pés contra a umidade, ajuda a evitar quedas e escorregões devido ao solado antiderrapante.

Se você quer saber mais sobre a bota em PVC, continua com a gente aqui. Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

– O que é o PVC?

– Indicações de uso da bota em PVC

– Higienização e conservação

O que é o PVC?

O PVC é a sigla para policloreto de polivinila. Este material é composto por 57% de cloro, obtido através da eletrólise do sal marinho e 43% de eteno, que é um derivado do petróleo.

Dependendo da forma como é produzido, podemos ter o PVC rígido ou o PVC flexível, que é o utilizado na fabricação das botas.

Além de ser usado na confecção de calçados e alguns tipos de biqueiras, o PVC tem diversas outras aplicações. É utilizado em tubos e conexões, embalagens (filmes flexíveis e frascos), fios e cabos elétricos, mangueiras, roupas, bolsas e outras.

O PVC é um material com muitos benefícios. É impermeável, resistente à maioria de produtos químicos, resistente à ação de fungos e bactérias e é 100% reciclável.

Indicações de uso da bota em PVC

modelos de bota em pvc

As botas em PVC podem ter cano curto, médio ou longo e, ainda, pode ter o opcional de polaina para aumentar a proteção. Para saber qual é o modelo mais adequado para sua atividade, é preciso avaliar os riscos e o ambiente.

Uma das principais indicações é para atividades realizadas no campo, como agricultura ou criação de animais. Mas como é um calçado versátil, pode ser útil em diversas situações. Confira a seguir.

Agricultura

Na agricultura é bastante utilizada em cultivos de frutas, verduras e hortaliças. Ajuda a proteger os pés da umidade e de produtos químicos, como insumos e agrotóxicos.

Tanto o modelo de cano curto quanto o de cano longo podem ser usadas na agricultura, dependendo das necessidades de uso e proteção. Se estiver em dúvida, consulte um profissional de segurança do trabalho para indicar a bota ideal.

Criação de animais

A bota em PVC é muito útil nas atividades que envolvem a criação de animais. Como é um material impermeável, protege o trabalhador ao transitar em áreas úmidas e molhadas como currais, no momento de ordenha, na movimentação por chiqueiros, etc.

Os modelos com cano longo são ideais para uso em pescarias e retirada de caranguejos nos mangues. Nestes casos podem ser utilizadas também as botas com opcional de polainas.

Indústrias

Nas indústrias estas botas são indicadas para diversos setores: processamento alimentício, abatedouros, frigoríficos, curtumes, granjas, indústrias químicas, entre outras.

O PVC protege o pé do trabalhador da indústria contra a umidade, agentes corrosivos e alergênicos e produtos químicos.

Prestação de serviços

As botas em PVC também são úteis para profissionais que trabalham com serviços gerais, laboratórios, lava car, saneamento, construção civil, hospitais, motociclistas etc.

Este é um calçado que proporciona conforto e proteção dos pés. Além de ser impermeável, é um material antiderrapante, que ajuda a evitar quedas e escorregões.

Higienização e conservação

Os calçados de proteção, assim como qualquer outro equipamento de segurança, necessitam de cuidados para que o seu funcionamento e a sua vida útil se prolonguem da melhor maneira possível.

A higienização frequente é fundamental para garantir a durabilidade ao produto. Após o uso, faça uma limpeza externa e interna, lavando-o com detergente, água e sabão.

Depois de lavar, deixe secar naturalmente em locais frescos e arejados, de preferência à temperatura ambiente e à sombra. Caso precise usar imediatamente, é indicado secar com papel absorvente (papel toalha).

Jamais secar um calçado junto a fontes de calor intenso, pois altas temperaturas e tentativas de acelerar a secagem afetarão o calçado, endurecendo-o e favorecendo a sua quebra devido à perda de flexibilidade.

Em caso de perfuração do cabedal ou do solado, a bota em PVC deve ser descartada e substituída. E não esqueça é um material reciclável, por isso procure fazer o descarte de maneira correta.

 

A Kadesh Equipamentos Profissionais tem uma linha completa de botas em PVC: a Safety Boots. Confira os modelos disponíveis em nosso site.

Precisa de ajuda? Converse conosco