Blog

Kadesh realiza DSS sobre a proteção das mãos

Ao longo do mês de março a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho da Kadesh realizou um DSS (Diálogo Semanal de Segurança) sobre cuidados e a proteção das mãos para os colaboradores da produção.

O DSS foi feito com mais de 50 profissionais dos setores de acabamento, montagem, restauração e curtume. A atividade seguiu os protocolos de segurança do Covid-19, sendo realizado com pequenos grupos a cada dia.

Esta é uma prática adotada por empresas para falar sobre prevenção a acidentes e boas práticas de segurança do trabalho. O objetivo é conscientizar os colaboradores para evitar situações críticas em uma reunião rápida, que pode durar entre 5 e 15 minutos.

DDS proteção das mãos DDS proteção das mãos

Proteção das mãos

Neste mês o tema abordado foi a prevenção de acidentes de trabalho relacionado às mãos. Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, cerca de 30% dos acidentes laborais envolvem as mãos. Por isso é importante saber quais os cuidados essenciais que o trabalhador deve tomar para evitar os acidentes e preservar a sua integridade física.

Os acidentes envolvendo as mãos podem ser:

No DSS foram apresentadas algumas consequências decorrentes de acidentes com as mãos, como a alteração da função no trabalho, dificuldades na realização da atividade laboral e também de atividades de lazer, limitação física, entre outros.

Para finalizar a atividade, foram passadas algumas dicas de segurança para proteger as mãos:

  • Nunca opere nenhum equipamento sem antes conhecê-lo bem.
  • Antes de iniciar seu trabalho verifique com os técnicos de segurança da sua empresa qual a proteção necessária para o manuseio dos equipamentos.
  • Use a luva de segurança adequada para a sua atividade.
  • Ao notar alguma falha de segurança no equipamento, faça a sugestão de melhoria.
  • Ao notar que uma peça é pesada demais, use uma alavanca. Assim você protege seus dedos que são sensíveis e não podem suportar uma carga demasiadamente pesada.
  • Nunca manuseie um objeto cortante em direção ao próprio corpo.
  • Nunca guarde objetos cortantes sem proteção.

Lembre-se: a prevenção é o melhor caminho para garantir a integridade física dos trabalhadores.

Precisa de ajuda? Converse conosco