Blog

Abril Verde: saúde e segurança no trabalho em primeiro lugar

Você sabe por que foi escolhido o mês de abril para a campanha de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho? O Abril Verde foi instituído reunindo duas datas importantes: Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho (28 de abril).

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) criou em 2003 o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi escolhida para relembrar a explosão que aconteceu em uma mina no estado da Virgínia (EUA), no dia 28 de abril de 1969, que matou 78 trabalhadores.

No Brasil, a data foi criada em maio de 2005 por meio da Lei nº 11.121/2005, que instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, também comemorado 28 de abril.

O Abril Verde se tornou uma campanha muito importante para todos que se preocupam com a segurança do trabalho. O objetivo é que este seja um mês para sensibilizar e levar as pessoas a reflexão sobre a importância da prevenção contra as doenças e os acidentes decorrentes da execução das atividades laborais.

Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, apontam que em 2019 foram registrados 193,6 mil afastamentos relacionados a doenças ou acidentes de trabalho. Por isso falar sobre esse tema e promover ações para evitar acidentes é importante.

Abril Verde na Kadesh

Para reforçar a importância da prevenção de acidentes, a Kadesh Equipamentos Profissionais realizou diversas ações ao longo do mês de abril. Nas redes sociais adotou a cor verde e compartilhou algumas dicas sobre a segurança no trabalho.

Internamente, a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa promoveu algumas atividades em referência ao Abril Verde para os todos os colaboradores. A ação foi dividida em três datas: 16/04 (Administrativo), 23/04 e 30/04 (Produção).

Foi elaborado um painel com diversas informações e dados relevantes sobre saúde e segurança do trabalho para que todos pudessem interagir. Também foram disponibilizados cartões com frases de conscientização para que os colaboradores enviassem aos colegas como forma de cuidado.

Além disso, desde o dia 1º de abril foi fixada uma placa na entrada da empresa, para que os colaboradores lembrem todos os dias da importância de se trabalhar com segurança.

A Kadesh apoia o movimento Abril Verde e acredita que, não só em abril, mas o ano todo é preciso lembrar da importância da saúde e segurança no trabalho.

abril verde  

  

  

Precisa de ajuda? Converse conosco