Blog

Programa 5S na Kadesh: gestão de qualidade e melhoria contínua

A Kadesh Equipamentos Profissionais implanta o Programa 5S na fábrica, visando a gestão de qualidade dos processos. Com isso, busca-se melhorar a produtividade, reforçar a segurança no trabalho, melhoria nas relações humanas, organização do ambiente de trabalho e padronização de procedimentos operacionais e administrativos.

A primeira fase do programa foi a qualificação dos gestores da produção, com oficinas realizadas entre abril e maio. Durante os encontros, os profissionais conheceram as diretrizes do 5S, as ações que serão realizadas e o cronograma de implantação.

A próxima etapa é criação de um comitê, que será composto por alguns gestores, e tem como objetivo acompanhar e auditar as ações e aplicações dos sensos que compõem o 5S.

Além disso, foi instalado um painel na fábrica com os 5 sensos e o direcionamento de ações para que os colaboradores possam consultar sempre e aplicar em seu setor de trabalho.

programa 5S Kadesh 

O que é o programa 5S?

O 5S é uma filosofia que visa uma mudança comportamental nas pessoas, trazendo uma nova forma de pensar e agir. Assim, essas mudanças individuais refletem positivamente para a melhoria do ambiente organizacional.

A base do 5S são as palavras japonesas Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde e higiene) e Shitsuke (senso de autodisciplina).

O senso de utilização refere-se a separar o útil do inútil, eliminando o que for desnecessário para a atividade e ambiente, sem esquecer de fazer o descarte corretamente. O senso de ordenação visa identificar os objetos e arrumar o ambiente de trabalho, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente o que precisar.

Manter o ambiente sempre limpo, buscando eliminar as causas da sujeira, é o objetivo do senso de limpeza. Isso reflete também no quarto senso, que visa manter o local de trabalho sempre favorável à saúde e higiene.

O quinto e último senso, que é da autodisciplina, engloba todos os sensos visando o comprometimento pessoal de cada trabalhador para que todas as etapas do programa sejam cumpridas. Este senso refere-se aos padrões éticos e morais de cada profissional, ou seja, garante que cada um faça a sua parte mesmo quando não há vigilância dos auditores.

O grande objetivo do programa 5S é que as atitudes e os cinco sensos se tornem um hábito e não uma obrigação. Assim, essa filosofia de melhoria contínua se transformará em um modo de vida não somente no ambiente profissional, mas também no âmbito pessoal.

Precisa de ajuda? Converse conosco