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Dia Mundial da Saúde: confira dicas para uma vida saudável

O Dia Mundial da Saúde é uma data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e cuidados com a saúde. O dia 7 de abril foi escolhido por ser a data da fundação da OMS.

Segundo definição da OMS, saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Por isso, promover a qualidade de vida é essencial para uma vida saudável.

Com o mundo cada vez mais acelerado, ter uma vida saudável hoje em dia não é uma tarefa fácil. Muita gente reclama que os desafios diários e as rotinas estressantes acabam deixando pouco tempo disponível para a prática de atividades físicas, preparar uma alimentação balanceada ou até mesmo para uma boa noite de sono.

A saúde é nosso bem mais precioso e precisamos priorizá-la. Portanto, devemos rever nossa rotina e tentar adotar no dia a dia práticas que contribuam para a qualidade de vida.

Dicas para uma vida saudável

A mudança de hábito exige dedicação, não é de um dia para o outro que vamos conseguir mudar tudo. Por isso, a primeira dica é que você consiga inserir novos pequenos hábitos aos poucos em sua rotina.

Comece incluindo um ou dois novos hábitos saudáveis no seu dia a dia e, com a repetição, isso se tornará parte da sua rotina em breve. Especialistas afirmam que uma prática repetida diariamente por cerca de 21 a 30 dias, acaba se tornando um hábito.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para cuidar da saúde e transformá-las em novos hábitos.

Beba água

Todo mundo sabe, mas nunca é demais reforçar a importância de beber água. Para o funcionamento dos nossos órgãos, é importante manter-se hidratado.

Ouve-se bastante sobre a indicação de beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. Mas a quantidade de agua necessária pode variar de pessoa para pessoa.

Considera-se que para cada kg do seu peso corporal, é preciso 35 ml de água. Então, para saber quantos litros de água você deve beber, é só multiplicar seu peso por 35. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg, a quantidade ideal é 2,45 litros.

E para ajudar a criar o hábito de beber água, deixe uma garrafa de agua sempre próxima de você, seja na bolsa, no carro ou na mesa de trabalho. Outra dica também é criar lembretes em seu celular ou usar aplicativos que possam lhe ajudar com a hidratação.

Alimente-se bem

Para se alimentar bem, não é preciso fazer dietas radicais. A ideia é buscar uma alimentação equilibrada em todas as refeições.

Consuma mais frutas e verduras ao longo do dia. Diminua o consumo de alimentos industrializados e ultra processados, como bolachas, salgadinhos, refrigerantes, macarrão instantâneo, salsichas, entre outros.

Evite frituras, optando por alimentos cozidos, grelhados ou assados. É importante também não pular refeições e comer nas quantidades adequadas, evitando excessos.

Pratique atividade física

Praticar exercícios vai muito além da estética, pois contribui para a prevenção de doenças, redução de estresse e ansiedade, melhora no sono, entre outros benefícios.

O ideal é praticar, pelo menos, 30 minutos de atividade por dia. Se você não gosta de academia, procure alguma atividade que você goste. Pratique um esporte coletivo, corrida ou caminhada, dança ou algum tipo de luta. O importante é se exercitar.

Trocar o carro por uma caminhada para ir ao trabalho alguns dias da semana, por exemplo, pode ser um bom ponto de partida.

Durma bem

O sono tem um papel fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. É ele que ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico, libera a produção de alguns hormônios, consolida a memória, melhora a concentração e muito mais.

Especialistas indicam que precisamos dormir por 8 horas sem interrupções. Mas esse tempo pode variar um pouco de pessoa para pessoa (entre 6 e 8 horas por dia). Acordar muito durante a noite ou dormir menos que o indicado traz prejuízo para nosso corpo.

Para criar o habito de dormir bem é importante criar uma rotina de ir para a cama sempre no mesmo horário. Evite comer alimentos pesados à noite e evite o uso excessivo de celular ou computador próximo da hora de dormir.

Faça acompanhamento médico regularmente

Não deixe para buscar um médico somente quando estiver doente. Fazer exames periodicamente contribui para a prevenção de doenças. O ideal é fazer um check-up, pelo menos, uma vez ao ano.

Tenha um tempo para o lazer

Para manter a qualidade de vida e cuidar da saúde mental, é indispensável tirar um tempo para você fazer algo que lhe dá prazer. Programe pausas curtas ao longo do dia para fazer parte da sua rotina e desligar a mente do trabalho e das obrigações.

Pare um momento para ouvir música, ler um livro, assistir um filme ou uma série, meditar, se dedicar a algum hobby ou brincar com os filhos. Ou simplesmente separe uns 15 minutos do seu dia para não fazer nada e descansar.

Evite hábitos prejudiciais

Fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso são hábitos prejudiciais que devem ser evitados. O cigarro tem várias substancias cancerígenas em sua composição, além de afetar o sistema respiratório favorecendo o aparecimento de várias doenças. O álcool também possui substâncias prejudiciais à saúde, trazendo malefícios para o corpo e a mente.

 

Além dessas dicas, lembre-se de se cuidar no seu ambiente de trabalho. Use os EPIs adequados, fique atento a postura, mantenha atenção na sua atividade e siga as orientações dos profissionais de segurança do trabalho da sua empresa. Assim você cuida da sua saúde, evita acidentes e previne doenças ocupacionais.

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