Blog

O que é a alma do calçado de segurança?

Já ouviu falar sobre a alma do calçado de segurança? Num primeiro momento parece estranho dizer que um calçado tem alma, mas essa é uma das partes que pode fazer parte da sua composição.

A alma é uma peça que pode ser fabricada em plástico, aço, madeira, fibra de vidro e até mesmo couro. Posicionada entre o solado e a palmilha, serve para sustentar a planta do pé e dar firmeza no caminhar.

alma do calçado de segurança

A alma plástica proporciona mais equilíbrio e sustentação ao usuário

Vantagens de um calçado com alma

No calçado, a alma fica localizada sob a palmilha de montagem e estende-se da planta do pé até o calcanhar. Sua função é estruturar o calçado, proporcionando mais equilíbrio e sustentação ao usuário.

A alma do calçado também contribui para o conforto, pois, ao dar mais sustentação ao arco do pé, ajuda a aliviar a tensão ao caminhar. Sem a presença da alma, o calçado flexiona mais do que deveria, podendo oferecer riscos de torções.

Outra vantagem é que a alma auxilia na pronação, proporcionando melhor apoio e estabilidade dos pés. A pronação pode causar dor nos pés, dor no joelho, fascite plantar e outros desconfortos.

Além disso, a alma ajuda a manter o equilíbrio em superfícies irregulares, protegendo os pés do relevo do ambiente (ex.: pedras, falhas no terreno…). Para quem trabalha em cima de escadas, a alma também proporciona mais estabilidade e ajuda a evitar lesões.

Alma plástica nos calçados Kadesh

Os calçados de segurança da Kadesh, a partir de agora, contam com a alma plástica como opcional. Além dos benefícios já citados acima, é importante ressaltar que a alma plástica pode ser usada nas botinas e sapatos para uso eletricista.

Então, quando for fazer sua cotação, verifique quais os modelos disponíveis com alma plástica e aproveite para levar mais conforto e proteção aos trabalhadores.

 

Precisa de ajuda? Converse conosco